Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

A execução em face do condômino no novo CPC

As regras do condomínio no que diz respeito ao direito material estão consubstanciadas no Código Civil, nos arts. 1331 a 1346.

Como sabemos, há, nos condomínios edilícios, solidariedade para dividir as despesas. No entanto, com o Código de Processo Civil de 1973 havia certa dificuldade para cobrar as contribuições do condomínio e as contribuições extraordinárias. Era, pois, necessário entrar com um processo de conhecimento, através do procedimento sumário.

O novo CPC, tendo em vista a supressão do procedimento sumário, criou um outro título executivo extrajudicial e tornou a vida do condômino inadimplente bem mais difícil.

Venha saber mais sobre a execução em face do condômino no novo CPC, através desse vídeo gravado para o Periscope pelo ilustre professor Elpídio Donizetti.

http://www.youtube.com/embed/BmpnXTPu4pw

  • Publicações283
  • Seguidores1166
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2777
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-execucao-em-face-do-condomino-no-novo-cpc/365998279

Informações relacionadas

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Estratégias para se defender de execução de taxa condominial

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Artigoshá 6 anos

Devedor de condomínio e o Novo CPC. O que acontece com a figura do devedor?

Execução de obrigação de fazer ou não fazer

Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
Modeloshá 2 anos

Petição inicial cumprimento de sentença contra o INSS

Gouvea Romulo, Advogado
Artigoshá 9 anos

O novo CPC e suas alterações pertinentes aos Condomínios

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Otimo video! continuar lendo

Bom saber que "o novo CPC tornou a vida do condômino inadimplente bem mais difícil".

Mas e quando o inadimplente é uma empresa (a construtora do prédio do condomínio), que não tem endereço certo e, portanto, não vai poder ser citada?
E quando o imóvel já está como garantia de um empréstimo bancário? continuar lendo

Parabens ao professor Elpidio, por tratar do assunto de forma didática e de fácil entendimento para aqueles que militam no Direito Imobiliário e ou na administração de condominios.
Esta questão somente vem reforçar a necessidade das administrações dos condominios edilicios, sejam eles grandes ou pequenos, em terem o controle adequado das receitas e despesas, passando primeiramente pela fixação do orçamento anual em Assembléia Geral Ordinária onde se aprovam as contas do periodo anterior e fixa-se o orçamento (valor da contribuição do condomínio, fundo de reserva e taxas extras se for o caso) para o periodo seguinte, cuidando o administrador de seguir o rito para a convocação e a realização da assembleia com a lavratura da ata de forma correta assim como o registro de mesma, pois conforme bem dito pelo professor, o que vai sustentar a execução do débito mensal não é um mero boleto emitido e sim a fixação daquele valor em documento hábil.
Se cuidem os administradores de condomínio se querem combater a inadimplencia nos condominios. continuar lendo